Placas Mercosul

Para você que tem interesse em placas Mercosul, temos algumas informações úteis nesta página. Vamos mostrar pra você como vai ficar a placa Mercosul em detalhes. O novo modelo foi anunciado inicialmente em 2014 e era para entrar em vigor em 2016, porém, a implantação sofreu uma série de dificuldades, contando com atrasos sucessivos. Mesmo com os atrasos, de acordo com o CONTRAN, todo o território brasileiro acabou adotando o modelo em 2020, o que muda? Como vai ficar o visual das placas?

Detalhamento da placa Mercosul

O tamanho delas será de 40x13 centímetros. Na parte superior, em azul, temos o emblema do Mercosul, nome do país e bandeira. Na parte em branco, temos o código bidimensional, o distintivo do país, a combinação de 4 letras e 3 números. A barra que separa as letras dos números não existirá mais. Já as letras e os números são quase os mesmos que identificam o seu carro atualmente. O único que irá sofrer alteração é o segundo número, que será substituído por uma letra de acordo com a tabela a seguir.

tabela-conversao-placa-mercosul
Tabela de conversão da placa Mercosul

A alteração, mais que dobra o número de combinações possíveis, que passa para 450 milhões de veículos emplacados no Brasil nos próximos anos.

O fundo terá cores padronizadas, como dito, o azul e branco. O que irá alterar é a cor das letras, números e contorno da placa. O contorno preto será para carro de uso particular, o vermelho para uso comercial, o veículo especial, terá o contorno verde, veículos oficiais, contorno azul, e veículos diplomáticos, contorno amarelo e; contorno cinza, para veículo de colecionador. Todos com marcação d'água.

Troca de um número por letra na placa Mercosul

As placas de motos terão o mesmo padrão, somente alterando o tamanho, que é de 20x20 centímetros.

Lembrando que este será o padrão brasileiro. Alguns outros países do Mercosul, que também usam o padrão, possuem placas com algumas pequenas diferenças. Para mais informações, acompanhe nosso site, porque sempre trazemos conteúdos sobre placas Mercosul para lhe manter informado.

Nós temos uma ferramenta online gratuita que converte a placa do seu veículo para o novo padrão Mercosul, e vice-versa. Utilize agora mesmo para converte a sua placa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você não pode copiar o conteúdo desta página