Digite a placa corretamente, não importa se é no padrão antigo ou se já é Mercosul.

Informe a placa do seu veículo

Antes de clicar no botão "Converter" digite os caracteres da imagem no campo abaixo.

validação de segurança
imagem com 4 caracteres (letras maiúsculas ou números)
CAPTCHA     

Placas de Veículos

As placas Mercosul foram introduzidas pelo DENATRAN a alguns anos no Brasil como uma forma de modernizar o cadastro de veículos e combater os roubos, porque alguns outros países da América Latina, como Paraguai, Uruguai e Argentina, também adotaram o novo padrão de placas. Foi prometida a integração das polícias nesses países para combater a exportação desses veículos roubados do Brasil.

Diante da perspectiva de que já fazem 03 anos, em média, da implantação do novo modelo de placas, e não termos notado diminuição nas estatísticas de roubos de veículos, algumas críticas começam a ganhar força em todo o Brasil. Temos as críticas mais comuns listadas abaixo:

  • Toda a população precisar trocar as placas
  • Não existir nas placas a indicação da cidade e estado, apenas o país
  • Falhas na impressão do QRCODE, que acabam por ocasionar a acusação por parte dos guardas de trânsito de que o cidadão teria falsificado a própria placa
  • Custo elevado das novas placas em algumas regiões
  • Dificuldade maior para fazer reposição de placa em caso de perda
  • Confecção de placas usando materiais de qualidade inferior, que gera uma maior reposição de placas

Temos aqui em nosso site dois artigos bem completos que escrevi sobre placas Mercosul. O primeiro é "Placas Mercosul - O que é? Quais os Detalhes?" e o segundo é "Converter Placa para o Padrão Mercosul". Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendo a leitura dos dois artigos, e o uso desta ferramenta de conversão de placas que criei.

Se quiser, pode ler a Resolução 780/2019 que deu origem às placas Mercosul no Brasil em 2019.

Nesta página disponibilizamos uma ferramenta gratuita de conversão de placas para o padrão Mercosul, e vice-versa. Não importa se a sua placa é no padrão antigo ou no padrão Mercosul, a ferramenta consegue interpretar a placa e converter para o padrão inverso.


Nosso sistema está em fase beta, ou seja, ainda está em testes. Por isso, queremos contar com a sua ajuda através do campo de cometários abaixo. Informe sua impressão sobre o sistema, nos conte sobre possíveis erros e contribua com ideias para melhorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você não pode copiar o conteúdo desta página