
Vamos falar um pouco de Marketing Digital de verdade. A grande diferença que existe entre o chamado marketing digital e o marketing offline tradicional, é que no marketing digital, é possível mensurar exatamente todos os parâmetros e saber se realmente estamos obtendo resultados significativos com a campanha planejada anteriormente. Já no offline a coisa não funciona dessa forma. Pra ficar mais fácil de entender, vamos imaginar que você tem uma loja de roupas e que você vende roupas pra homens e mulheres de todas as idades. E aí você decide fazer uma campanha que vai ser anunciada numa mídia externa, outdoor, e numa revista.
Como a sua verba não é muito grande, você não pode fechar uma campanha muito diferente e ter anúncios que vão veicular pra públicos diferentes, no outdoor e na revista. Aí o que que acontece? Você tem que criar uma peça padrão que vai ao mesmo tempo conversar com todo o seu público de uma forma única que esteja no outdoor e na revista. Como que você faz pra medir os resultados dessa campanha pra saber se isso realmente está dando certo? Aí que vem a dúvida!!
Vamos pensar o seguinte... Digamos ser possível a aplicação de várias estratégias do marketing digital nessa campanha hipotética planejada anteriormente. Desta forma, é perfeitamente viável, por exemplo, preparar mecanismos para que esse outdoor, mude a cor ou mude os conteúdos de texto sempre que for exibido para um perfil de mulher previamente configurado. É possível também que ele exiba modelos de roupa casual, por exemplo. Da mesma maneira, se um determinado perfil de homem previamente configurado, olhar esse outdoor, o mesmo irá alterar a cor e exibirá uma conjunto de roupa esportiva.
Ou então, imagina que eu pudesse apertar um botão lá na revista depois que ela já está em veiculação e esse botão gerasse um relatório mostrando, qual anúncio ou páginas e sites que estas pessoas visitaram antes de visualizar o meu anúncio, informado se o meu produto faz parte do perfil de consumos desses consumidores. Que este relatório proporcionasse a identificação de algumas métricas importantes como o gênero das pessoas que viram o anúncio, a idade delas, a cidade delas, o que gostam de fazer, se elas estão usando o celular, o trabalho delas. Todo tipo de estratégia que vão fazer você criar o anúncio certo pra pessoa certa.
Um caso como este citado no parágrafo anterior, é apenas uma das opções estratégicas que podem ser utilizadas quando empregamos o marketing digital. Marketing digital, pra falar a verdade, é estratégia, ele não é publicidade, ele não é comunicação. Porque definir que tipo de anúncio eu vou usar, em que canal eu vou usar e pra quem eu vou mostrar, isso tudo está por trás da parte estratégica, não é simplesmente a comunicação.
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