Placa Padrão Mercosul

Converter Placa para o Padrão Mercosul

O assunto das placas Padrão Mercosul tem movimentado a internet desde o ano de 2020, que foi quando a implatação do novo padrão de placas ganhou força no Brasil devido à adoção pelos Detrans nos estados. Muita gente tem perguntado quem deverá trocar as placas cinza do padrão antigo pelas placas do padrão Mercosul. Quais são os casos, e todas as pessoas, em algum momento, vão ter que trocar as placas? Continue lendo para saber as respostas dessas perguntas.

Temos recebido com grande frequência muitas perguntas em relação a quem de fato deve trocar as placas do padrão antigo para o padrão Mercosul. Nessa página, a gente vai explicar. Algumas das perguntas mais comuns, você pode ler abaixo a seguir.

Quando será obrigatório trocar a placa mesmo sem fazer a transferência?

E sobre os demais veículos que já são emplacados com a placa antiga, é obrigado a troca?

Ótimas perguntas, por sinal. Todo mundo ficou com essas dúvidas na cabeça sobre se é preciso trocar ou não as placas. Essas perguntas fazem muito sentido de serem feitas.

Porque anos atrás, quando da concepção das placas do Mercosul, sempre houve limites para que toda a frota tivesse que trocar.

Inicialmente. Seria 31 de dezembro de 2020. Posteriormente, a regra mudou, e aí todos deveriam trocar até 31 de dezembro de 2023.

Mas então, qual é a regra que está vigente neste momento? A primeira questão é você vai mudar de domicílio, você vai sair da cidade em que você mora e vai para outra cidade. Se está com a placa anterior, vai ter que migrar. Porque como não há tarjeta, haverá a necessidade de substituir a placa.

Agora, um detalhe importante, se você muda de endereço no mesmo município, obviamente não vai precisar trocar a placa. E também se transferir a propriedade do veículo para o nome de outra pessoa, mas essa pessoa mora na mesma cidade, nesse caso, não é obrigado a troca das placas. Agora, no caso de transferência de propriedade, fora do município onde o veículo já é registrado, obrigatoriamente, vai ser necessário substituir a placa, bem como nos casos de mudança de categoria.

Então, imagine que um veículo que está hoje no sistema de táxi de uma cidade. Só que o taxista, vai trocar o veículo, vai colocar um veículo naquele lugar mais novo. Portanto, esse veículo que deixou de ser taxi que anteriormente ele poderia apenas substituir a placa de aluguel na cor vermelha pela placa cinza, desta vez, vai ter que substituir a placa vermelha pela placa particular do padrão Mercosul.

Também é possível a pessoa querer voluntariamente fazer a substituição das placas para o padrão Mercosul, isso também está previsto na legislação. Afinal, você pode achar as novas placas mais bonitas no seu veículo, por isso, existe essa opção.

Mesmo que você não tenha a obrigação de mudar a placa, mas se você quiser, você também pode. Nos casos em que houver necessidade de substituição das placas, por ela estar amassada, sem condições de ver os caracteres, por conta de furto, roubo, ou no caso de lacre violado.

Enfim, qualquer necessidade de substituição das placas não vai poder substituir pelo modelo antigo; necessariamente, vai ter que substituir pelo padrão Mercosul.

Agora, tirando todos esses casos, que é obrigatório ou voluntária, a substituição, se você vai permanecer com o seu veículo, não vai mudar de cidade, não vai vender. As placas não precisam ser trocadas. Você pode permanecer com a placa originária dele, até o veículo virar sucata, pode ficar com a placa do padrão antigo até o veículo deixar de rodar sem nenhum problema.

Não haverá nenhuma obrigatoriedade dos casos fora os mencionados anteriormente, como obrigatórios ou voluntário, não terá, mais uma vez, repito, necessidade de trocar a placa para um novo padrão Mercosul.

Para você entender melhor criamos um resumo com todas as situações que exigem a troca de placa para o Padrão Mercosul.

  • mudança de cidade
  • mudança de estado
  • mudança de categoria (particular, aluguel etc)
  • perda da placa
  • furto da placa
  • 1º emplacamento para veículos novos
  • vontade do proprietário de fazer a migração Mercosul

Nós temos uma ferramenta online gratuita que faz a conversão da placa do seu veículo. Se você quer saber como vai ser a sua placa no padrão Mercosul, ou se a sua placa já é Mercosul, mas você quer saber a placa no padrão antigo, a ferramenta faz isso rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você não pode copiar o conteúdo desta página