Para entender este novo mundo dos Criptoativos, precisamos fazer uma pergunta retórica… Será que as criptomoedas vão dominar o mundo? Essa é a pergunta de um milhão de Dólares (ou Bitcoins!!) que não quer calar. Se você está se perguntando isso, é porque você já ouviu essas palavras… Bitcoins, Altcoins, criptomoedas, moedas digitais. E que que isso significa de verdade? Bom, eu queria te trazer nesse texto, então, uma explicação sobre o mercado e te mostrar que, sim, existe muito potencial para os próximos anos, devendo vir pela frente um futuro brilhante para as criptomoedas.
História dos Criptoativos
Toda essa história começou lá em 2008, 2009, com a criação do Bitcoin, uma moeda que não existe de forma física. Não existem cédulas de Bitcoin, moedinhas de Bitcoin, tudo existe só de forma digital, usando computador ou smartphone; e era uma solução proposta por um cara chamado Satoshi Nakamoto pra facilitar a forma que as pessoas mandam dinheiro e valores de umas pras outras. Com isso proposto, nasceu uma moeda que não depende de governos, e as barreiras impostas por eles. Por isso, o mercado cripto permite transacionar Bitcoins daqui do Brasil pra qualquer outro lugar do mundo em questão de horas ou minutos até. A partir desse momento, começaram a surgir várias outras criptomoedas, já que em 2009 era só uma, o Bitcoin. Hoje já são mais de mil criptomoedas no mercado.
Dúvida Cruel
E fica aquela dúvida, né? Será que todas as criptomoedas valem a pena? O que que realmente significa? Existem tantas moedas assim? Será que esse mercado vai pra frente ou é uma grande bolha? Vamos parar um pouco e analisar… O Bitcoin surgiu com uma proposta de resolver um problema muito grave dentro do nosso sistema financeiro. Hoje, a gente usa moedas de papel, como Real, Dólar, Euro e por aí vai. Essas moedas são chamadas, como a gente diz, de moedas fiduciárias. Palavra esquisita, mas fiduciária vem de fé. Na verdade, é uma fé que você tem no governo, no Banco Central. Aquele cara, aquela entidade que imprime a moeda pra você…
Hum… Será que isso pode dar errado? O que você acha? Será que existem soluções viáveis para esse grande problema? É o que tratamos nesta seção de Criptoativos aqui no site. Veja abaixo a lista de artigos que temos sobre esse tema. Temos também o formulário de pesquisa para você procurar exatamente o que lhe interessar.
Fique de olho nos indicadores econômicos, na situação financeira das empresas de criptomoedas e se continuaremos ou não vendo essa recuperação. O Bitcoin ampliou seus ganhos do dia anterior (sexta-feira) e confirmou o tom de recuperação que dominou ao longo da semana no mercado de criptomoedas. O valor de mercado combinado de criptomoedas agora é …